Curso superior de Bacharelado em Engenharia de Produção da Faculdade Cenecista de Varginha - Faceca. Localizada no Sul do Estado de Minas Gerais

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Descrição do Trabalho do Engenheiro de Produção


Penso que este texto sobre a área de Engenharia de Produção, escrito por Fernando Tadeu Santos e publicado na Folha de São Paulo, pode esclarecer algumas dúvidas sobre a atuação do profissional nas empresas:

"Empresas que se preocupam em racionalizar custos muitas vezes optam em contratar um engenheiro de produção do que um administrador de empresas. Da simples compra de uma matéria-prima ao preço final da mercadoria ao consumidor, o engenheiro de produção costuma ser ponte entre todos os diferentes setores de uma mesma organização.

"Algumas empresas preferem contratar engenheiro de produção até para gerir recursos humanos. Ele é um faz-tudo bem remunerado", diz Márcia Terra da Silva, coordenadora do curso de graduação de engenharia de produção da Poli (USP).

Para Márcia, o setor de serviços tem sido um dos mais promissores para quem está nessa área. "Redes de comércio, empresas de consultoria, de entretenimento, de transporte e até hospitais buscam engenheiros de produção para seus quadros funcionais hoje."

Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), a disputa de vagas para quem pretende fazer o curso de engenharia de produção é de 20 candidatos por vaga, o dobro das outras engenharias. "O mercado procura profissionais que tenham boa formação técnica e saibam administração e economia. Vale até psicologia", disse Edgard Dias Batista Júnior, coordenador da área na Unesp.

O estudante Fábio Monteiro Chehab é um exemplo. Nem pôs ainda a mão no diploma e já trabalha como analista financeiro no Citibank da avenida Paulista. "Tenho a oportunidade de colocar em prática o raciocínio lógico do curso para orientar aplicações e investimentos", disse."

Nenhum comentário:

Postar um comentário