Curso superior de Bacharelado em Engenharia de Produção da Faculdade Cenecista de Varginha - Faceca. Localizada no Sul do Estado de Minas Gerais
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Produção Sustentável
O assim chamado "lixo eletrônico" torna-se, cada vez mais, uma grande preocupação para a Engenharia de Produção, pois inovações na área de eletrônicos de consumo são muito mais velozes do que em qualquer outra área. Isso tem gerado grandes preocupações sobre como continuar o ritmo de inovações sem provocar uma catástrofe ambiental e sem esgotar os recursos natuarais, escassos na natureza.
Estima-se que os resíduos gerados por produtos eletrônicos descartados crescerão de forma dramática nos países em desenvolvimento, como o Brasil, nos 10 próximos anos, e na Índia eles devem disparar até 2020 em 500%, na comparação com 2007.
Segundo Nusa Dua, da Agência Reuters, o termo lixo eletrônico abarca resíduos relacionados a celulares, impressoras, televisores, refrigeradores e outros aparelhos, e cresce em mais de 40 milhões de toneladas anuais, mundialmente. Toxinas são emitidas quando ele é queimado de forma indevida por sucateiros em busca de componentes valiosos, tais como cobre, prata e ouro.
Veja uma matéria interessante publicada na InfoOnline.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Descrição do Trabalho do Engenheiro de Produção
Penso que este texto sobre a área de Engenharia de Produção, escrito por Fernando Tadeu Santos e publicado na Folha de São Paulo, pode esclarecer algumas dúvidas sobre a atuação do profissional nas empresas:
"Empresas que se preocupam em racionalizar custos muitas vezes optam em contratar um engenheiro de produção do que um administrador de empresas. Da simples compra de uma matéria-prima ao preço final da mercadoria ao consumidor, o engenheiro de produção costuma ser ponte entre todos os diferentes setores de uma mesma organização.
"Algumas empresas preferem contratar engenheiro de produção até para gerir recursos humanos. Ele é um faz-tudo bem remunerado", diz Márcia Terra da Silva, coordenadora do curso de graduação de engenharia de produção da Poli (USP).
Para Márcia, o setor de serviços tem sido um dos mais promissores para quem está nessa área. "Redes de comércio, empresas de consultoria, de entretenimento, de transporte e até hospitais buscam engenheiros de produção para seus quadros funcionais hoje."
Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), a disputa de vagas para quem pretende fazer o curso de engenharia de produção é de 20 candidatos por vaga, o dobro das outras engenharias. "O mercado procura profissionais que tenham boa formação técnica e saibam administração e economia. Vale até psicologia", disse Edgard Dias Batista Júnior, coordenador da área na Unesp.
O estudante Fábio Monteiro Chehab é um exemplo. Nem pôs ainda a mão no diploma e já trabalha como analista financeiro no Citibank da avenida Paulista. "Tenho a oportunidade de colocar em prática o raciocínio lógico do curso para orientar aplicações e investimentos", disse."
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Horário de Aula 1º Semestre de 2010
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Associação Brasileira de Engenharia de Produção
Esta é a definição de Engenharia de Produção que é adotada pela ABEPRO:
"Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia". (Elaborado a partir das definições do International Institute of Industrial Engineering - IIIE)
A ABEPRO é a principal instituição de interesse para a Engenharia de Produção no Brasil. Ela promove congressos, encontros, discute a educação nesta área e tem sempre novidades em seu site.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
CREA Jr.
O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais possui uma sessão denominada Crea-MG Júnior, que promove discussões, debates, palestras, seminários e visitas técnicas sobre temas relacionados com as diversas profissões tecnológicas. Este é um bom canal de interlocução dos estudantes com o CREA.
Há no site do CREA-MG uma cartilha explicativa do Crea Jr.
Em breve receberemos na Faceca a visita de representantes do CREA para apresentar a instituição aos futuros engenheiros.
Por enquanto, quem quiser mais informações deve entrar em contato com Lucas Faria Vazi na inspetoria do CREA em Varginha (35) 3221-7245 ou (35) 3221-3000.
e-mail: lucas.vazi@crea-mg.org.br
msn: lfvazi@hotmail.com
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Nosso Grupo
Todos os alunos de Engenharia de Produção da Faceca estão convidados a participar do grupo de discussão que foi criado no Yahoo Grupos para este fim.
Para se afiliar, basta enviar um e-mail para facecaep2010-subscribe@yahoogrupos.com.br ou entrar na página do grupo e pedir para se inscrever.
Através deste grupo eu vou enviar informações, que você vai receber por e-mail, importantes sobre tudo em relação ao seu curso e à sua turma, por exemplo, datas de atividades acadêmicas, oportunidades de estágio e trabalho, etc.
Portanto é importante que você se cadastre com um endereço que acessa frequentemente.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Apresentação do Curso
Estes foram os slides apresentados na aula inaugural do curso de Engenharia de Produção da Faceca. Espero que tenham gostado, se tiverem alguma dúvida, deixem um comentário.
Apresentacao EP 2010
Apresentacao EP 2010
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Início das Aulas
Bem-vindo ao blog do curso de Engenharia de Produção da Faceca. Meu nome é Hélio Lemes e eu vou ser responsável por postar aqui as novidades sobre o curso e sobre assuntos de interesse da área de Engenharia de Produção em geral.
Visite sempre este blog para se manter atualizado sobre eventos, atividades, visitas técnicas e datas importantes para o curso.
A sua participação também é muito importante, na forma de comentários sobre as postagens e sugestões de assuntos de interesse.
Preparem-se pois as aulas começam no dia 02/02 (terça-feira), às 19h.
Assinar:
Postagens (Atom)