Curso superior de Bacharelado em Engenharia de Produção da Faculdade Cenecista de Varginha - Faceca. Localizada no Sul do Estado de Minas Gerais

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Horário das Provas Especiais

O resultado oficial do fechamento do semestre é publicado no site da Faceca no dia 10/12. Seguem os horários para a semana de 13 a 17 de dezembro.



terça-feira, 14 de setembro de 2010

domingo, 22 de agosto de 2010

Ciclo de Engenharia do Petróleo

Na última sexta-feira o Prof. Eduardo Gomes Carvalho apresentou um resumo de sua pesquisa sobre a aplicação da ferramenta FMEA na refinaria Duque de Caxias, da Petrobrás.
Os alunos de Engenharia de Produção da Faceca puderam perceber uma das muitas interações da Engenharia de Produção com uma das etapas da produção do petróleo.

Hoje, o portal G1 publicou uma matéria que descreve todo o caminho do petróleo até o tanque de gasolina do seu carro. Leia a matéria, veja a animação e assista os vídeos que simplificam a compreensão de toda a complexidade envolvida nesta cadeia de atividades.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FMEA no Processo de Refino de Petróleo

Dentro da programação do curso de extensão em Petróleo, nesta sexta-feira (20/08), teremos uma apresentação do Professor Eduardo Gomes Carvalho, Mestre em Engenharia de Produção que fez sua pesquisa na Petrobrás, sobre o uso da ferramenta FMEA na gestão da produção de petróleo.

Aumentar a excelência operacional no processo de gestão de falhas, pois as falhas reduzem a produtividade do sistema, gasta-se mais e obtém-se menos dos recursos humanos e técnicos que a empresa dispõe. Administrar adequadamente tais recursos significa aumentar a vantagem competitiva da empresa num ambiente cada vez mais concorrencial. Problemas de confiabilidade impactam de diferentes formas em empresas petrolíferas, desde problemas operacionais, até mesmo em problemas que afetam os valores de suas ações em mercados financeiros. Existem diversas ferramentas voltadas a análise de confiabilidade, entre esta o FMEA. Entretanto, tais ferramentas devem ser utilizadas acompanhadas de uma metodologia de acompanhamento sistemático. Através do acompanhamento do desempenho dos vários setores e equipamentos, a empresa terá a oportunidade de atuar gerencialmente nos problemas realmente graves, focando esforços e recursos de maneira condizente com os problemas em questão. Como decorrência, um acompanhamento sistemático permitirá avaliar o sucesso das intervenções efetuadas. O objetivo da exposição será apresentar uma metodologia para intervenção e acompanhamento dos trabalhos de manutenção, aliada a utilização de sistemas de informação, aplicadas em uma refinaria de petróleo.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Kit de experimentos RFID


A Faceca adquiriu kits para a realização de experimentos com etiquetas do tipo RFID - Radio Frequency Identification. São compostos de leitores, etiquetas no formato de cartão e de chaveiro, que vão permitir tanto aos alunos de Sistemas de Informação, quanto aos de Engenharia de Produção, realizar testes e fazer experimentos, criando e gerenciando processos nas áreas de serviços, comercial e industrial, onde haja necessidade de rastreamento e identificação de itens através de ondas de rádio.
As etiquetas RFID tendem a substituir o código de barras em um futuro próximo e os alunos da Faceca já podem testar esta tecnologia e permanecerem atualizados com os próximos passos dados pelas grandes empresas.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Apresentação sobre Modelagem e Simulação com Witness


A empresa SolidMinas realizou uma apresentação do software Witness, para os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da Faceca. Esta é uma ferramenta de simulação de processos que é utilizada por milhares de empresas para validar suas instalações ou seus processos de negócios, para atingir métricas de performance ou ainda para suportar as iniciativas das atividades de melhoria de processo.

A palestra realizada no auditório do Catanduvas reuniu cerca de 120 pessoas que puderam compreender como a modelagem e simulação computacionais têm facilitado os processos de tomada de decisão, principalmente em ambientes complexos e não estruturados.

No segundo semestre já está agendada uma oficina com o uso do software para por em prática a teoria apresentada na palestra.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Visita a São Marco


Alunos da Engenharia de Produção da Faceca fizeram visita técnica à Indústria São Marco, localizada na Rodovia Fernão Dias, com o objetivo de conhecer seus processos de produção e gestão.
A visita permitiu que os alunos pudessem visualizar maquinário específico, de alta tecnologia, para produção de fios de cobre e alumínio, que abastecem o mercado interno e externo.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Feira de Mecânica

A principal feira de negócios da Indústria na América Latina reuniu tecnologias para os negócios da indústria, em máquinas, ferramentas, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, solda, movimentação, fornos e equipamentos, acessórios, controle de qualidade, automação, manutenção e de outros setores . Alunos do curso de Engenharia de Produção da Faceca estiveram presentes na feira, em São Paulo e trouxeram muitas novidades para contar aos colegas.



O aluno Gilson Santos, do primeiro período de Engenharia de Produção, aparece à esquerda na foto.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aula Inaugural do Curso de Extensão em Petróleo

Na ultima quarta-feira, Felipe Costa Araújo, formado em Engenharia de Produção pela Unifei e Engenheiro de Campo - Well Testing Services na Schlumberger Serviços, abriu o curso de Engenharia de Petróleo, fazendo uma ampla explanação sobre o Processo Produtivo do Petróleo. Foram apresentados os papéis das empresas operadoras, de serviços e as de perfuração e extração e como elas interagem nos processos de Sísmica, Perfuração, Registros, Testes, Completação, Produção, Recuperação e Refino do Petróleo.

O aluno do primeiro período, Jairo Rodrigues (o terceiro da direita para a esquerda na foto abaixo), acha "muito relevante para o curso os eventos, visitas e palestras que foram ministradas no decorrer desse período, trazendo para dentro da sala de aula a realidade das empresas e condições de mercado". Jairo trabalha em uma empresa de Biodisel e afirma ainda que "o curso de extensão em petróleo, pra mim foi o de maior valor do nosso curso, até o momento."

Outro aluno, Mário Camilo (o primeiro da esquerda na foto abaixo), tem a seguinte opinião: "estou muito contente com o curso de extensão sobre Petróleo. Acredito que o tema é muito importante pelo fato de se tratar de um assunto extremamente interessante e atual. Pelos comentários que alguns colegas já fizeram comigo, eles também estão bastante entusiasmados e interessados no assunto. Acho que em nome da sala, posso agradecer o empenho da FACECA, em deixar o curso de Engenharia de Produção, cada vez melhor."


O Engenheiro Felipe disponibilizou os slides das duas primeiras aulas do curso para referência futura. As fotos da primeira aula também estão disponíveis online.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Curso de Extensão sobre Petróleo

A Faceca oferece, gratuitamente, aos seus alunos do curso de Engenharia de Produção, o curso de extensão universitária em Engenharia de Petróleo, que começou na semana passada e terá 30 horas de duração.
O curso abrange uma visão geral sobre a cadeia produtiva do petróleo, no Brasil e no mundo, os derivados do petróleo, automação nos processos de prospecção e extração do petróleo e os instrumentos de gestão dos processos que permeiam toda a sua cadeia produtiva. O petróleo é uma commodity de tamanha importância para a Economia que já foi protagonista de duas grandes crises mundias e é responsável pela riqueza e sustento de milhões de pessoas no mundo. Uma das mais atrativas oportunidades de trabalho para Engenheiros de Produção atualmente é trabalhar em uma das inúmeras funções relacionadas ao ciclo de produção do petróleo.

sábado, 22 de maio de 2010

Prof. Claudio Vilela fala sobre Serviços na EP

Compondo o calendário de atividades complementares do curso de Engenharia de Produção, a Faceca recebeu na quinta-feira passada, o Prof. Cláudio Vilela Rodrigues, doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Administração e Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras e Direito pela Faculdade de Direito de Varginha. Ele é graduado em Matemática e Direito. Atualmente, é Perito Criminal e Chefe da Seção Regional de Perícia Criminal da 34ª Delegacia Regional de Polícia Civil/MG - Três Corações - e Docente da Faculdade Presbiteriana Gammon de Lavras/MG. No magistério atua nas áreas de Gestão de Operações, Estratégia Empresarial, Marketing e Finanças.
Cláudio apresentou uma tendência que precisa ser vista com atenção pelo Engenheiro de Produção, que é a "servitização da indústria"; ou seja, a agregação cada vez maior de serviços aos produtos que a indústria tradicionalmente oferece ao consumidor. Veja os slides da palestra para relembrar os conceitos apresentados.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Palestra sobre Logística

O Prof. Antônio de Biaso apresentou palestra sobre sua experiência na área de Logística para alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da Faceca.
Aos alunos foi possível compreender o quão próximas estão as áreas de logística e de tecnologia da informação, devido à necessidade de se gerenciar um conjunto cada vez maior e mais complexo de informações logísticas.
O professor disponibilizou os slides da palestra para download e se comprometeu a retornar no futuro para aprofundar o tema, de enorme interesse para a Indústria, o Comércio e os Serviços.
Outras fotos da palestra no Picasa.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Faceca Presente no ENCEP

O Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (ENCEP) é o principal evento orientado à integração entre profissionais do ensino na área de Engenharia de Produção no país. Reúne, habitualmente, a quase totalidade dos coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação da área, constituindo-se no principal evento de planejamento das atividades de ensino e pesquisa realizadas no âmbito dos cursos de Engenharia de Produção.
Este encontro se consolidou como o principal fórum de discussão de questões atinentes à Engenharia de Produção no país, bem como de integração/intercâmbio entre as diversas instituições de ensino superior (IES) brasileiras que mantêm cursos na área de Engenharia de Produção.
O professor Hélio Lemes Costa Jr. estará representando o curso de Engenharia de Produção da Faceca durante este evento e promete trazer muitas novidades para seus alunos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Explode Demanda por Engenheiros


Para crescer, o Brasil precisa de muito mais engenheiros do que consegue formar. A situação mudou bastante desde os anos 80, quando muitos recém-formados em engenharia iam trabalhar em bancos ou montar lanchonetes para sobreviver.
Atualmente os bancos ainda querem os engenheiros (os bons de conta), mas as outras alternativas, ligadas diretamente à engenharia, estão muito mais atraentes aos recém-formados e as empresas estão caçando engenheiros "no laço". Matéria recente da revista Exame mostra um painel da área e apresenta um futuro não muito bom para as empresas, mas excelente para os engenheiros.

domingo, 2 de maio de 2010

Logística na Produção

Nesta semana, na atividade complementar, teremos uma palestra sobre logística. Será apresentada uma visão geral da logística, como ela se encaixa dentro do supply chain (cadeia de suprimentos) de uma organização produtiva, os acordos de nível de serviço empregados nos contratos, as principais práticas logísticas e sua forte sustentação na Tecnologia da Informação.
O palestrante será o Prof. Antônio Biaso, que é mestre em Logística pela Puc-Rio e bacharel em Ciências Náuticas pela Escola da Marinha Mercante - RJ.
Não perca: dia 06 de maio às 20h50m.
Local: Auditório do Colégio Catanduvas

sábado, 1 de maio de 2010

Relações da Produção com o Agronegócio

O Engenheiro Agrônomo José Vitório, mestre em Construções Rurais e Ambiência pela Unicamp, fez uma apresentação, como parte das Atividades Complementares do curso de Engenharia de Produção da Faceca, onde falou sobre Agronomia, Biologia e Gestão do Agronegócio. Veja o que achou da palestra a aluna Mariana Germano: "Foi com grande espanto que assisti a palestra. Não havia imaginado como era a Engenharia Agronômica e como nós, futuros Engenheiros de Produção, poderíamos atuar nessa área também.
Ainda tivemos a oportunidade de saber muitas curiosidades sobre plantio, clima, mudanças climáticas a ação do homem na natureza e suas consequências ao consumidor final (nós) e a importância da Agronomia para uma vida sustentável, o Sr. José Vitório com uma experiência tão grande tanto de vida como de profissão nos passou apenas poucos pontos, mas foi o essencial para que pudéssemos valorizar melhor os trabalhos desenvolvidos direta e indiretamente no campo".

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Rede de Inovação de Varginha

Foi lançado, no mês de abril, o portal online sobre a Inovação Tecnológica em Varginha e no Sul de Minas. O Prof. Hélio Lemes, professor de Introdução à Engenharia de Produção na Faceca, é pesquisador na área de Gestão da Tecnologia e Inovação na Universidade Federal de São Carlos e é o responsável pela criação e administração do portal.
"Ele funciona como uma rede social onde você pode discutir assuntos em fóruns, publicar novidades, verificar a agenda de eventos, ver fotos e muitos mais coisas sobre tudo relacionado à Inovação", diz o Prof. Hélio.

Já participam diversos profissionais, pesquisadores e professores que se interessam pelo tema na região. Este é um bom lugar onde os futuros Engenheiros de Produção podem procurar informações sobre tecnologia e oportunidades.
O portal está aberto à participação de todos, basta fazer sua inscrição.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Sebrae e a Engenharia de Produção da Faceca

O gestor do Sebrae para a microrregião de Varginha, Prof. Juliano Cornélio, falou aos alunos da Produção da Faceca sobre as amplas possibilidades para um engenheiro empreender, abrindo novos negócios ou empreendendo dentro do seu próprio emprego, propondo soluções e melhorias.
Esta é a opinião do aluno Ronis Alves de Oliveira sobre a palestra: "Participei de todas as atividades complementares do curso e a que mais me despertou a atenção, e que me fez ter novas visões dentro do campo da Engenharia, foi a palestra do professor Juliano Cornélio, do Sebrae, que nos mostrou uma interface de nossa graduação com o empreendedorismo. A palestra me despertou para o assunto e fiz algumas pesquisas, onde pude aprender que para sermos empreendedores não precisamos ter o próprio negócio, mas podemos desenvolver essa habilidade na Empresa em que trabalhamos, que pode ser chamado de empreendedorismo corporativo".
A aluna Mariana Germano acrescenta: "A palestra enfatizou muito o Empreendedorismo, o passo a passo para se montar um negócio próprio, os riscos, os prós e os contras, as estatísticas, e também o apoio que o Sebrae disponibiliza ao futuro empreendedor e ao que já está atuando no mercado, deixou um gostinho de quero mais".

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Engenheiro Químico fala aos alunos da Produção

Os alunos de Engenharia de Produção da Faceca assistiram a uma palestra do Engenheiro Químico e Professor Acácio Rodrigues, que gerenciou a produção da indústria Polo Films, na planta de Varginha.
Sua abordagem foi tanto sobre processos químicos quanto sobre aspectos mais gerais da produção. Veja as impressões de Mariana Germano, líder de sala do 1º período, sobre a palestra:
"Fiquei impressionada com toda a bagagem que ele possui e com o trabalho que desempenhou com muita competência na Polo Films, pudemos conhecer melhor como é o processo produtivo, como funciona e o que engloba (pessoas, máquinas, equipamentos,etc.) e o poder e a postura que um Engenheiro deve ter diante de diversas situações. A tomada de decisão é muito importante e todos esperam uma solução do Engenheiro."

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Plascar recebe visita da Engenharia de Produção da Faceca


Os alunos da Engenharia de Produção da Faceca visitaram as instalações industriais da Plascar em Varginha.

Prof. Ivan Lemes, Gerente da Plascar, foi o anfitrião

Tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos e processos de produção que estão entre os mais modernos da América Latina, tais como uma câmara de pintura soft touch, mais de 40 injetoras (Injection Molding Machines), teares de carpete, extrusoras de Woodstock, robôs de soldagem, processo de cromação, Sheet Molding Compound, etc. Tudo isso dentro dos mais rigorosos padrões de controle de qualidade e respeito social e ambiental.

Prof. Marco Antônio Araújo, Diretor da Faceca, acompanhou os alunos durante a visita

A aluna Gabrielle fez um relato após a visita: "A visita técnica realizada na Indústria Plascar, assim como na Cooper Standard, é um incentivo a mais para todos nós alunos do primeiro período de Engenharia de Produção.
Conhecer a linha produção, as operações, a tecnologia utilizada dentro da empresa, e o planejamento estratégico, principalmente nos últimos anos em que ocorrem muitas oscilações no mercado, trouxe um diferencial para dentro da sala de aula, já que agora podemos unir o que estudamos e integrar na prática através das visitas.
Em nome da turma agradeço pela oportunidade de visitar as empresas Standard e Plascar e pela atenção que os professores Marco Antônio e Hélio Lemes têm com este novo Curso Superior de Engenharia de Produção, da FACECA."

Alunos na sala de reuniões da Plascar

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Slides de Introdução à Engenharia de Produção

Já estão disponíveis para download os slides utilizados em sala de aula na disciplina de IEP. Todos os arquivos estão compactados no formato ZIP, para facilitar o processo de download.
Aula 1: Apresentação do curso de Engenharia de Produção da Faceca
Aula 2: O Big Mac e a Engenharia de Produção
Aula 3: O que é a Engenharia de Produção
Aula 4: Gestão de Operações
Lembro ainda que a base para a prova da primeira etapa está nos capítulos 1 e 3 do livro do Batalha, disponível na biblioteca da Faceca.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Palestras e Cursos à Distância

Atualmente há diversas oportunidades para se atualizar em relação a assuntos de interesse pessoal e profissional, sem nem mesmo sair de casa. Um bom exemplo disso é o portal Aulavox, que oferece palestras, cursos e seminários que podem ser assistidos através da Internet.
Normalmente os eventos são baseados em áudio-conferência e slides, ou seja, você vê os slides enquanto ouve os comentários de quem está apresentando o evento.
O recurso não exige computadores muito rápidos nem altíssimas velocidades de conexão.
Há uma agenda bem diversificada de temas, consulte para ver se há algo de seu interesse.
Muitos eventos têm participação gratuita, enquanto outros são pagos.
Uma sugestão interessante é a palestra com o tema "Responsabilidade social e a sustentabilidade do seu Negócio", ministrada por Yara Rocca, formada em jornalismo, pós-graduada em marketing e gestão empreendedora. A inscrição é gratuita.
Faça um test-drive no Aulavox!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Horário de provas da 1ª Etapa

Este é o horário para aplicação das provas da 1ª etapa, que acontecem na próxima semana. Preparem-se!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Engenharia de Produção da Faceca visita Cooper Standard

Gerente de Logística Mairo Mazeu e a Supervisora de Qualidade Erika Campanati

Alunos do 1º período de Engenharia de Produção da Faceca realizaram visita técnica à planta varginhense da Cooper Standard, empresa fabricante de auto-peças, fornecedora das maiores montadoras de automóveis do mundo.
Segundo Mário Camilo, aluno de Engenharia de Produção e representante de turma, que participou da visita: "...acredito que tenha sido de muita importância para todos os presentes, devido ao fato de podermos conhecer (ou entender) a linha de produção e ter uma base, ou visão, do processo de produção de uma empresa, que é referência no que faz e produz. Temos que ter exemplos de empresas boas. Empresas realmente responsáveis no que produzem. Para algumas pessoas que estavam no grupo, talvez tenha sido a primeira visita a uma indústria, e já tiveram o privilégio de conhecer uma empresa do porte da Standard. Acho que pra toda a turma, a visita foi bastante benéfica em todos os sentidos. Tanto de conhecimento, como de curiosidade e para o curso...".
A visita de cerca de 3 horas de duração permitiu aos alunos conhecerem todas as atividades de produção da planta, obtendo valiosas informações sobre as modernas práticas de controle da qualidade e gestão de operações, inclusive conhecendo as políticas de co-design de produtos, praticada entre a Cooper e seus clientes, como Fiat, Ford, GM, Volks, Toyota, Honda, dentre outras.
Mairo, Érika e o Prof. Hélio Lemes, de Introdução à Engenharia de Produção (eu)

domingo, 21 de março de 2010

Philips Walita vai reciclar 200 toneladas de lixo eletrônico


A empresa anunciou em São Paulo que está lançando 40 postos de coleta em todo o Brasil para pessoas que queiram dispor de seus equipamentos obsoletos, visando a reciclagem e o reaproveitamento de matérias primas.
É uma iniciativa ousada, considerando-se o porte da empresa e os números envolvidos. A Philips é uma das maiores fabricantes de aparelhos de TV, que representa um grande problema devido a tendência de rápida substituição dos aparelhos de tubo de imagem pelos de Plasma, LCD e LED (ainda mais em ano de Copa do Mundo).
Veja matéria da Info que detalha os dados da operação anunciada pelo presidente da empresa, Marcos Bicudo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Big Mac e a Engenharia de Produção

Estes são os slides que utilizamos na aula de Introdução à Engenharia de Produção, para relacionar o trabalho do Engenheiro de Produção com os números impressionantes de uma rede de fast-food de abrangência mundial.
Faça download dos slides (5,4Mb) e reveja as informações, fazendo associações entre as complexas exigências das operações da empresa, com as disciplinas que fazem parte da grade curricular da Engenharia de Produção da Faceca.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres e Negócios

Sabia que as mulheres aumentam a capacidade competitiva das empresas? E não sou só eu que estou afirmando isso não. É também a opinião de Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil: "O baixo número de mulheres pode afetar a capacidade competitiva da empresa. Quanto maior a diversidade de pessoas e idéias, maior a flexibilidade das empresas para superar os problemas”, disse o executivo durante evento promovido pelo instituto Great Place to Work e Microsoft, que discutiu as boas práticas para as mulheres dentro das empresas.
Com esta perspectiva em vista o banco Goldman Sachs destinou 100 milhões de dólares a um projeto que pretende formar 10 mil empreendedoras até 2013 no mundo. No Brasil, 82 mulheres que sonham ter o próprio negócio estão fazendo um curso de gestão na FGV bancado pelo programa 10.000 Women.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Clip sobre Engenharia de Produção

Este clip contém uma série de depoimentos de professores e engenheiros de produção sobre as atividades que são desempenhadas por esses profissionais.
Assista e entenda melhor a variedade de opções que se abrem para quem está estudando nesta área.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Encontro Mineiro de Engenharia de Produção

Em 2010 acontece o 6º Encontro Mineiro de Engenharia de Produção no leste do estado, na cidade de Coronel Fabriciano.
O tema central do EMEPRO neste ano é “O Engenheiro de Produção e o mercado de oportunidades: trajetórias e perspectivas tecnológicas”.
O EMEPRO é um evento realizado anualmente no 1º semestre, organizado pelo FMEPRO (Fórum Mineiro de Engenharia de Produção)e pelo NUMEEP (Núcleo Mineiro de Estudantes de Engenharia de Produção) envolvendo estudantes, professores, profissionais, empresas e demais interessados em temas relacionados à Engenharia de Produção.
Veja mais detalhes no site do evento.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Produção Sustentável


O assim chamado "lixo eletrônico" torna-se, cada vez mais, uma grande preocupação para a Engenharia de Produção, pois inovações na área de eletrônicos de consumo são muito mais velozes do que em qualquer outra área. Isso tem gerado grandes preocupações sobre como continuar o ritmo de inovações sem provocar uma catástrofe ambiental e sem esgotar os recursos natuarais, escassos na natureza.

Estima-se que os resíduos gerados por produtos eletrônicos descartados crescerão de forma dramática nos países em desenvolvimento, como o Brasil, nos 10 próximos anos, e na Índia eles devem disparar até 2020 em 500%, na comparação com 2007.

Segundo Nusa Dua, da Agência Reuters, o termo lixo eletrônico abarca resíduos relacionados a celulares, impressoras, televisores, refrigeradores e outros aparelhos, e cresce em mais de 40 milhões de toneladas anuais, mundialmente. Toxinas são emitidas quando ele é queimado de forma indevida por sucateiros em busca de componentes valiosos, tais como cobre, prata e ouro.

Veja uma matéria interessante publicada na InfoOnline.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Descrição do Trabalho do Engenheiro de Produção


Penso que este texto sobre a área de Engenharia de Produção, escrito por Fernando Tadeu Santos e publicado na Folha de São Paulo, pode esclarecer algumas dúvidas sobre a atuação do profissional nas empresas:

"Empresas que se preocupam em racionalizar custos muitas vezes optam em contratar um engenheiro de produção do que um administrador de empresas. Da simples compra de uma matéria-prima ao preço final da mercadoria ao consumidor, o engenheiro de produção costuma ser ponte entre todos os diferentes setores de uma mesma organização.

"Algumas empresas preferem contratar engenheiro de produção até para gerir recursos humanos. Ele é um faz-tudo bem remunerado", diz Márcia Terra da Silva, coordenadora do curso de graduação de engenharia de produção da Poli (USP).

Para Márcia, o setor de serviços tem sido um dos mais promissores para quem está nessa área. "Redes de comércio, empresas de consultoria, de entretenimento, de transporte e até hospitais buscam engenheiros de produção para seus quadros funcionais hoje."

Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), a disputa de vagas para quem pretende fazer o curso de engenharia de produção é de 20 candidatos por vaga, o dobro das outras engenharias. "O mercado procura profissionais que tenham boa formação técnica e saibam administração e economia. Vale até psicologia", disse Edgard Dias Batista Júnior, coordenador da área na Unesp.

O estudante Fábio Monteiro Chehab é um exemplo. Nem pôs ainda a mão no diploma e já trabalha como analista financeiro no Citibank da avenida Paulista. "Tenho a oportunidade de colocar em prática o raciocínio lógico do curso para orientar aplicações e investimentos", disse."

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Horário de Aula 1º Semestre de 2010


Saíu o horário definitivo para este semestre. Até o final do mês todos vão receber uma cópia impressa do guia acadêmico, que também sera disponibilizado neste blog.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Associação Brasileira de Engenharia de Produção


Esta é a definição de Engenharia de Produção que é adotada pela ABEPRO:
"Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia". (Elaborado a partir das definições do International Institute of Industrial Engineering - IIIE)

A ABEPRO é a principal instituição de interesse para a Engenharia de Produção no Brasil. Ela promove congressos, encontros, discute a educação nesta área e tem sempre novidades em seu site.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CREA Jr.


O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais possui uma sessão denominada Crea-MG Júnior, que promove discussões, debates, palestras, seminários e visitas técnicas sobre temas relacionados com as diversas profissões tecnológicas. Este é um bom canal de interlocução dos estudantes com o CREA.
Há no site do CREA-MG uma cartilha explicativa do Crea Jr.
Em breve receberemos na Faceca a visita de representantes do CREA para apresentar a instituição aos futuros engenheiros.
Por enquanto, quem quiser mais informações deve entrar em contato com Lucas Faria Vazi na inspetoria do CREA em Varginha (35) 3221-7245 ou (35) 3221-3000.
e-mail: lucas.vazi@crea-mg.org.br
msn: lfvazi@hotmail.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nosso Grupo


Todos os alunos de Engenharia de Produção da Faceca estão convidados a participar do grupo de discussão que foi criado no Yahoo Grupos para este fim.
Para se afiliar, basta enviar um e-mail para facecaep2010-subscribe@yahoogrupos.com.br ou entrar na página do grupo e pedir para se inscrever.
Através deste grupo eu vou enviar informações, que você vai receber por e-mail, importantes sobre tudo em relação ao seu curso e à sua turma, por exemplo, datas de atividades acadêmicas, oportunidades de estágio e trabalho, etc.
Portanto é importante que você se cadastre com um endereço que acessa frequentemente.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Apresentação do Curso

Estes foram os slides apresentados na aula inaugural do curso de Engenharia de Produção da Faceca. Espero que tenham gostado, se tiverem alguma dúvida, deixem um comentário.
Apresentacao EP 2010

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Início das Aulas


Bem-vindo ao blog do curso de Engenharia de Produção da Faceca. Meu nome é Hélio Lemes e eu vou ser responsável por postar aqui as novidades sobre o curso e sobre assuntos de interesse da área de Engenharia de Produção em geral.
Visite sempre este blog para se manter atualizado sobre eventos, atividades, visitas técnicas e datas importantes para o curso.
A sua participação também é muito importante, na forma de comentários sobre as postagens e sugestões de assuntos de interesse.
Preparem-se pois as aulas começam no dia 02/02 (terça-feira), às 19h.