Curso superior de Bacharelado em Engenharia de Produção da Faculdade Cenecista de Varginha - Faceca. Localizada no Sul do Estado de Minas Gerais

domingo, 22 de agosto de 2010

Ciclo de Engenharia do Petróleo

Na última sexta-feira o Prof. Eduardo Gomes Carvalho apresentou um resumo de sua pesquisa sobre a aplicação da ferramenta FMEA na refinaria Duque de Caxias, da Petrobrás.
Os alunos de Engenharia de Produção da Faceca puderam perceber uma das muitas interações da Engenharia de Produção com uma das etapas da produção do petróleo.

Hoje, o portal G1 publicou uma matéria que descreve todo o caminho do petróleo até o tanque de gasolina do seu carro. Leia a matéria, veja a animação e assista os vídeos que simplificam a compreensão de toda a complexidade envolvida nesta cadeia de atividades.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FMEA no Processo de Refino de Petróleo

Dentro da programação do curso de extensão em Petróleo, nesta sexta-feira (20/08), teremos uma apresentação do Professor Eduardo Gomes Carvalho, Mestre em Engenharia de Produção que fez sua pesquisa na Petrobrás, sobre o uso da ferramenta FMEA na gestão da produção de petróleo.

Aumentar a excelência operacional no processo de gestão de falhas, pois as falhas reduzem a produtividade do sistema, gasta-se mais e obtém-se menos dos recursos humanos e técnicos que a empresa dispõe. Administrar adequadamente tais recursos significa aumentar a vantagem competitiva da empresa num ambiente cada vez mais concorrencial. Problemas de confiabilidade impactam de diferentes formas em empresas petrolíferas, desde problemas operacionais, até mesmo em problemas que afetam os valores de suas ações em mercados financeiros. Existem diversas ferramentas voltadas a análise de confiabilidade, entre esta o FMEA. Entretanto, tais ferramentas devem ser utilizadas acompanhadas de uma metodologia de acompanhamento sistemático. Através do acompanhamento do desempenho dos vários setores e equipamentos, a empresa terá a oportunidade de atuar gerencialmente nos problemas realmente graves, focando esforços e recursos de maneira condizente com os problemas em questão. Como decorrência, um acompanhamento sistemático permitirá avaliar o sucesso das intervenções efetuadas. O objetivo da exposição será apresentar uma metodologia para intervenção e acompanhamento dos trabalhos de manutenção, aliada a utilização de sistemas de informação, aplicadas em uma refinaria de petróleo.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Kit de experimentos RFID


A Faceca adquiriu kits para a realização de experimentos com etiquetas do tipo RFID - Radio Frequency Identification. São compostos de leitores, etiquetas no formato de cartão e de chaveiro, que vão permitir tanto aos alunos de Sistemas de Informação, quanto aos de Engenharia de Produção, realizar testes e fazer experimentos, criando e gerenciando processos nas áreas de serviços, comercial e industrial, onde haja necessidade de rastreamento e identificação de itens através de ondas de rádio.
As etiquetas RFID tendem a substituir o código de barras em um futuro próximo e os alunos da Faceca já podem testar esta tecnologia e permanecerem atualizados com os próximos passos dados pelas grandes empresas.